Precisamos falar sobre - All The Bright Places

Ou se você preferir "Por Lugares Incríveis", título em português desse contemporâneo ma-ra-vi-lho-so que a Jennifer Niven escreveu.
Pra ser completamente honesta, eu já tinha visto a versão brasileira de All The Bright Places nas livrarias e não tinha ficado interessada. Alô editoras! Acho que temos um problema com a capa e/ou o título da nossa versão porque só isso explica rs.
Não vou fazer nenhuma resenha do livro, eu quis fazer esse post pra implorar pedir pra vocês darem uma chance pra essa história. Se você gostou de 13 Reasons Why (seja o livro ou a série), tenho certeza que vai gostar ainda mais de All The Bright Places. 
Por quê, você pode estar se perguntando agora, bom em primeiro lugar eu não recomendaria nada que eu mesma não achasse muito bom, em segundo lugar porque eu vi toda a comoção por 13 Reasons e eu acho injusto que as pessoas não conheçam ou não se interessem por ATBP. 
Na história da Violet e do Theodore também tem a questão 'suicídio', também tem muito sobre vida e morte na verdade, mas de um jeito que te comove, que te envolve, que te faz refletir e ouso dizer: sem gatilhos para desencadear nenhuma reação mais extrema - como tirar a própria vida -  a não ser a profunda análise que podemos fazer da nossa trajetória até aqui.
Eu acho sim importante a gente falar sobre doenças mentais como depressão, síndrome do pânico, e outras doenças de cunho emocional porque querendo ou não são parte do cotidiano, parte da sociedade e do tempo que a gente vive. Por isso é que acho importante termos bons exemplos de livros, músicas, séries, filmes e outras mídias sobre o assunto.
Não acho que em nenhum momento a autora foi leviana ou "romantizou" o suicídio na história, pelo contrário, acho que ela conseguiu passar a mensagem: "Presta atenção a sua volta, você tem certeza que esta dando atenção o suficiente? Você considera sua relação com o outro saudável? Tem certeza que isso não é negligenciar seu papel na vida dela?". Eu me fiz todas essas perguntas, eu ainda me faço todas essas perguntas.
Posso estar bem comigo, achar que meus problemas estão sob controle e que vai ficar tudo bem. Mas essa sou eu, a minha postura e meu jeito de encarar a vida. 
E as pessoas que me cercam? Minha família que agora anda mais afastada? E os meus amigos que cresceram comigo? E os meus colegas de trabalho, será que estão bem?
A gente se preocupar com as pessoas, tentar ajudar, estar presente, ouvir...faz parte de ser humano eu acho, faz parte de conviver em sociedade.
 Bom, acho que já dei motivos o suficientes pra você ao menos se interessar. Eu li a versão em inglês, mas como comentei tem em PT-BR também.
Vai lá, dá uma chance pra All The Bright Places, tenho certeza que você não vai se arrepender. E claro, depois vem me contar o que você achou! :)

Comentários

Postagens mais visitadas